Imagem capa - 5 Dicas para ter o MELHOR FOTÓGRAFO em seu casamento por alisson silva
Dicas para Noivas

5 Dicas para ter o MELHOR FOTÓGRAFO em seu casamento

Opa! Na paz?
Quero iniciar aqui a área do blog no site trazendo um assunto interessante que recentemente pude compartilhar em uma palestra: dicas práticas sobre como encontrar o melhor fotógrafo para o seu casamento. Perceba a subjetividade quando digo que é o melhor fotógrafo para o SEU casamento. Entenderá mais para frente o que quero dizer com isto.

Sim, sabemos o quanto é difícil tomar qualquer decisão em relação ao casamento… a começar dos noivos, não é mesmo? 


Igreja, cerimonial, buffet, cerimonialista, decoração, celebrante, flores, maquiagem, penteado, bolo, forminha, músicas, padrinhos, daminhas, buquê, vestido, sapato, terno, gravata, véu, tiara, brincos, banda, DJ, e por aí vai.... UFA! 

Tantas decisões muito importantes e que contribuirão para a perfeição do grande dia, mas me sinto na obrigação de lembrar e me utilizar do velho clichê: tudo isto será registrado e eternamente lembrado através da fotografia. Saca a importância de pensar com carinho neste detalhe tão importante? 

Chega de blábláblá e vamos às dicas:


1. Quem será (de verdade) o fotógrafo do meu casamento? 


Basicamente, você pode contratar a fotografia de duas maneiras:


1 - Diretamente com o fotógrafo, onde a empresa é o próprio fotógrafo em questão. 

Aqui, a chance de você ter uma fotografia mais orgânica e verdadeira é muito maior. Você poderá conhecer a pessoa que estará lá registrando o seu casamento e criar algum vínculo com ela antecipadamente. Lembre-se de se certificar se o próprio fotógrafo estará lá no seu grande dia, viu?


2 - Através de um estúdio/empresa

Ao contratar uma empresa, busque informações sobre os profissionais que prestarão o serviço contratado com antecedência, pois normalmente não se tem esta informação. A 'vantagem' aqui é conseguir o serviço por valores reduzidos, devido ao grande fluxo de serviços prestados, mas será que é vantagem mesmo?


2. O fotógrafo está mais interessado em saber sobre sua história ou em vender um produto?


Esteja sempre atento a como o profissional irá conduzir a reunião/conversa/bate-papo. Mantenham a mente aberta para perceber se ele tem real interesse na sua história de vida enquanto casal ou se simplesmente quer fechar mais um contrato, te vender o máximo de produtos e partir pra próxima.

Sim, claro, somos profissionais e 'fechar contrato' faz parte do nosso trabalho, mas esta necessidade não pode sobrepor-se à essência da fotografia de casamento: a história e a melhor forma de contá-la. 

Em tempo, aproveitem as reuniões (eu prefiro chamar de bate-papo) e se permitam criar vínculos, compartilhar histórias e risadas. Muitos fotógrafos não serão escolhidos para o seu dia e isto faz parte, mas se a conversa for leve e agradável, aquele momento terá sido bem vivido independente da decisão posterior.


3. O estilo de fotografia apresentado te representa?


Existem diversos estilos de fotografias: dos mais clássicos aos mais liberais. Busque referências de fotografia pra entender qual o estilo mais tem a ver com vocês enquanto casal e não abra mão de achar um fotógrafo que tenha este tipo de fotografia.

Não são raros os casos de pessoas que recebem fortes indicações a determinado fotógrafo, mas não conseguem se ver nas fotos produzidas pelo mesmo. Isto é normal e não é nenhum pecado.

Pode ser demasiada liberdade artística te incomoda e você prefere ter fotos mais tradicionais, ou talvez o contrário e você vai escolher deixar o fotógrafo totalmente livre, leve e solto pra produzir coisas loucas haha. Aqui não há certo e errado, basta aprender a identificar seu estilo e bola pra frente.


4. Cuidado ao se basear em outros casamentos.


Pode acontecer de você buscar inspirações em outras histórias e fotos e ter tudo bem guardado e registrado e isto, claro, ajuda muito e é ótimo. Mas devo lembrar que cada casamento é único e possui sua própria história a ser vivida e contada. Portanto, cuidado ao pedir a foto 'x' ou 'y', pois tal foto foi parte do registro de uma história completamente diferente da que vocês viverão. 

Digo isto com a convicção de que mesmo que tudo seja igual a um outro casamento (mesmos fornecedores, local, decoração, fotógrafo, etc), a história será completamente diferente. E isso é massa demais, não acha? 



Dito isto, fecho com a última dica.


5. Contrate alguém que você possa confiar de olhos fechados.


Você precisa sentir confiança de que seu fotógrafo será a pessoa que fará o possível - e MUITAS vezes o impossível - pra que tudo aconteça de maneira mais fiel possível à sua história e aos personagens dela. Do tipo que você não sentirá necessidade de passar um checklist de 'fotos desejadas', pois saberá que ele estará lá entregue de corpo e alma para fazer seu melhor, atento aos detalhes e acontecimentos.

Somente assim, tudo que foi dito se encaixará de forma mágica e você poderá confiar que no grande dia bastará viver e curtir e ter a certeza que vocês terão as melhores lembranças, pois conseguiram escolher O MELHOR FOTÓGRAFO PARA SEU CASAMENTO. Não o melhor absoluto, pois ele não existe, mas sim aquele que se encaixará perfeitamente ao que você precisa e será o melhor para sua história!


Bom, espero ter ajudado de alguma forma e peço desculpas por qualquer equívoco/erro que eu possa ter cometido durante esta postagem. Obrigado por ter chegado firme até aqui e até uma próxima oportunidade ;)

Se achar válido, compartilhe este texto com quem você acha que precisa de ajuda nesta escolha tão importante!